domingo, 4 de setembro de 2011

A flor da paixão

A Flor-do-Maracujá é conhecida também como Flor da Paixão, por ter um simbolismo baseado na paixão de Cristo. O povo conta que uma gota de sangue derramada por Cristo na cruz, caiu sobre um arbusto e que assim se originou a flor. Ela se tornou a maior virtude daquela planta, e como virtude, imediatamente à flor vem o fruto.

Maracuyá.jpg

Na cidade de Pirenópolis, Goiás, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia energia elétrica.


Chamam-na de "a flor da paixão" devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, e três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado.

O maracujá é conhecido pelo seu efeito calmante, e dizem que "é uma beleza", pois faz bem para o coração e para circulação. É cultivado no Caribe, no sul da Flórida e no Brasil, o maior produtor mundial.

Esta foto e as outras duas que seguem foram tiradas por JRToffanetto
as demais foram extraídas da Internet.
Maracujá, na língua tupi, quer dizer "alimento dentro da cuia". O maracujá pertence à família das Passifloraceas, que possui no Brasil cerca de 150 espécies nativas. Aproximadamente 60 destas espécies possuem frutos comestíveis.




É uma planta trepadeira, muito vigorosa, dotada de fortes gavinhas usadas para se prender por onde caminha. Suas flores, de formas e cores variadas, são muito importantes na atração de insetos polinizadores.

Jairo Ramos Toffanetto

2 comentários:

Catarina Lorenzi disse...

Adorei o seu blog ,em especial a postagem sobre a flor do maracujá.
O que será que Deus estava pensando quando criou esta maravilha...rsrs...
Um abraço!

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Olá Catarina Lorenzi
Creio que Ele estava sentindo
algo muito muito belo
e se expressou com esta flor,
um lindo poema,
verso a verso pétala,
com afeto,
com paixão.