quarta-feira, 11 de março de 2015

"Por causa de um capuccino" e "O fotografar é mesmo algo emocionante"

FotoJRToffanetto

Desta vez eu estava sozinho na cidade de São Paulo para descer e subir pela Vila Mariana dede a estação Santa Cruz do Metrô, e da Rua Pedro de Toledo cortando em ziguezagues para a Rua Altino. Embora eu tenha nascido no Hospital da Lapa, meus pais moravam na Vila Mariana. Palmilho por lá em busca de emoções que eu não vivi, pois já aos três anos minha família mudou-se para outra cidade. Mas fui para o café desta fotografia para tomar um cappuccino. Lembrava-me da mulher, a mui amada M.a Regina, pois ela gosta dali e do café que servem. A esquina preferida da Estrela Maga do Meu Sonho. Lá eu chego tomando a jornal à procura da "Folha Ilustrada". Há quatro anos a Regina e eu temos construído uma história nossa por aquelas mágicas cercanias. O estado poético estava criado e...



...o fotografar é mesmo algo emocionante:
um sentimento aberto no repente de sacar a máquina no chamado por nuanças únicas, privilegiadas, Lume do sol levante. Um momento fugaz, a eternidade, uma nuvem que passe. Sensação de descoberta. A imagem está viva, em movimento, Você está fora do tempo. Tudo parado, parado. Um encontro marcado, um selo, uma fusão. Sente que agora é com você, dentro e fora da natureza. O voltar do exílio. A emoção do dever para com o inominável. O Eldorado, aqui e por toda parte. O país do Espírito Santo, da Terra Brasilis. O sentimento de estar pronto. Colher a imagem como se colhe um poema. A mágica de um sonoro cliquect. O segundo do aguardo da geração da imagem, a imagem fora do mundo, pertence do universo. A garantia de que lá estará muito mais para ver e sentir. Um gosto doce de presente ganho, de presente a ser compartilhado. A certeza de que a vida é uma grande festa de portões abertos. Uma celebração universal, e também, cá entre nós, uma delicada taça de cristal nas mãos.

JRToffanetto

Nenhum comentário: