domingo, 2 de agosto de 2015

FotografiaDeRuaNuaCrua - 3 (JRToffanetto)


Ontem, descendo a Rua Pedro de Toledo em São Paulo me deparei com um cenário urbano que cuidei de fotografar. 

Cercando uma obra de construção civil, fizeram arte/grafite sobre os tapumes retratando cenários de pessoas em janelas de metrô e subúrbio. Cenas chocantes, afinal eu acabara de usar os dois meios de transporte coletivo e ainda me sentia acachapado pelo caldo humano. 

Andava sentindo-me com o peso de um vagão. ou como se diz "de um caminhão nas costas". Aquelas imagens deprimentes... Na esquina, o vagão de ponta puxava (arrastava) as assombrosas janelinhas. Entendo que a arte deva mostrar o belo no sentido de que este possa fazer atração maior do que aí está. Tal grafite ultrapassava a verossimilhança da realidade mas apenas por ampliar o peso da condição humana até o estado de choque. 

Chocar os passantes ou eletrocutá-los de vez? Arte denúncia, arte reportagem ou sei lá o que. É muito, muito pouco sem apontar uma saída. Nem ouso expor por aqui tais janelas que não se abrem para a luz do olhar. Congestioná-los ainda mais é falta de criatividade, e logo naquela região de inúmeros hospitais, ambulatórios, consultórios de especialidades, faculdade de medicina e hordas de gente circulando pra cima e pra baixo em busca não apenas de saúde mas da recuperação de sua dignidade. Já é tão dificil enfrentar a realidade, imagine então doente. Imagine um grafite de visão limitada a machucar, a doer de fazer dó. Oras, que este pseudo-artista mentor desta insanidade vá catar lata.

Enfim, ocorreu-me a seguinte imagem mental em forma de desenho: 
Abelhas gigantescas carregando homens para fora dos vagões e os levando às flores para que provassem do néctar e com ele fabricassem o mel, isto é, trabalhassem pelo gosto doce do sonho suado, igual a sorriso, igual à felicidade. Enfim, com esta criação mental me senti de volta a mim mesmo. 

Eu já tinha visto o desenho que finalizava as janelinhas, o do vagão da ponta (foto acima). Mas agora uma placa de sinalização pregada ao desenho se sobrepunha à cena por advertir o trânsito de pedestres e de veículos, assim escrito: "CUIDADO Entrada e Saída de Caminhões”. 

Pra mim daquele vagão nada sai ou quem entra sai pelo cano.

JRToffanetto

Veja também:
FotografiaDeRuaNuaCrua - 1 (JRToffanetto)
FotografiaDeRuaNuaCrua - 2 (JRToffanetto)

Nenhum comentário: