terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

FOME, MISÉRIA, PERDA DA DIGNIDADE, ATÉ QUANDO? (Crônica)



Isto é um retrato de como anda o nosso Brasil de hoje. Gente com fome, vivendo na miséria e com o pouco que restou de sua dignidade. 
Enquanto os que estão no poder, roubam a nossa esperança, a nossa dignidade, nossos sonhos, nossos direitos. Roubam, roubam, roubam... até quando?

Depois de guardarmos as compras no carro, a Regina retorna ao supermercado ao se  lembrar de um item faltante. Estacionado bem à frente da porta de entrada, vejo à minha esquerda um homem modestamente vestido revirando a bombona de lixo orgânico. 

Vi que ele disfarçava sua ação toda vez que passava alguém. Procurava o que comer. Sentia vergonha. Saiu dali ao ver que eu o observava. Saí do carro e o chamei.  Aproximou-se de mim com os olhos postos no chão.

- Olha, tenho aí um pãozinho que acabou de sair do forno. O Sr. quer um? Está quentinho.
- Deus te abençoe, respondeu-me ele.
Dando-lhe o pão, percebi o que seu olhar se dirigia a dois brutamontes que faziam a segurança da porta de entrada.
- Urra, tá quentinho mesmo, disse-me ele colocando o pão no bolso.
- O Sr. não vai comer?
- Não porque os “seguranças” vão achar que eu peguei lá de dentro, ou que eu estou te importunando.
- Já fizeram isto com o Sr.?
- Não, porque eu não dou chance, mas já vi fazerem.
- Pois o Sr. pode comer aqui mesmo junto a mim.
- Me desculpa moço, mas eu vou indo pra não ficar visado por eles. Que Deus o abençoe.
- Que Deus também o abençoe, respondi-lhe eu


(JRToffanetto)

Nenhum comentário: