Haicai 20.
JRToffanetto
Quadro negro cancro
não passa a limpo, apaga
rastros de giz branco
Notas:
1. Neste haicai e também no anterior (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-19-jrtoffanetto.html), sua forma é a que largamente difundida no Brasil através do poeta Guilherme de Almeida, o qual, buscando sonoridade poética, assim concebeu:
- Três versos em rimas tônicas num total de dezessete sílabas.
- O primeiro e o terceiro verso com cinco sílabas e rimando entre si na última sílaba tônica.
- O segundo verso, com sete, rima na segunda e na sétima sílaba tônica.
Gosto da forma "guilhermina", mas não é necessário segui-la.
2. O haicai 13 (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-13-cai.html) não segue a forma do Guilherme. Embora seja recomentado o não uso de adjetivos, o terceiro verso mansa chuva chama inicia com um adjetivo de característica, todavia, o adjetivo foi usado para dar sonoridade como o da chuva. Só chuva mansa não remeteria à sonoridade. Com o aporte do "mansa" ela se dá e remete à imagem visual. Os poetas do sol nascente usam tais sonoridades através de interjeições, as exclamativas. É possível que a foma do haicai 13 seja a primeira a ser criada deste modo.
3. Outras formas de criação são praticadas por mim, como a brincadeira de deserto com decerto (haicai 17 (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-17-jrt.html) e assim por diante.
4. As dezessete sílabas são como regra, mas admite-se até vinte e uma. Às vezes ocorre de caber menos de dezessete ou até menos de dez sílabas numa composição. Importa que as palavras-idéias criem uma imagem de modo que cada um construa a sua própria. (JRT)
5. Ã medida em que vou publicando meus cem primeiros haicais, estarei juntando algumas observações pertinentes à forma da criação, pois entendo que estas devam ser compartilhadas.
6. Todos os direitos estão reservados.
Jairo Ramos Toffanetto
Haicai novidade
ResponderExcluirpalavra que afaga
grata felicidade
Tentei este. Vê se deu....
Abraços
Fernando, gostei da tua criação artística. A imagem/idéia que ele me passa é do tocar do haicai nas pessoas. Quero ver os demais. Não esconda o ouro.
ResponderExcluir