sábado, 18 de agosto de 2018

Sr. Minoro (crônica) _fotos e texto JRToffanetto


Há anos conheço o Sr. Minoro. Quase sempre nos encontramos em frente de casa e conversamos um pouco. Hoje, ao abrir o portão da garage, vejo-o de paletó e gravata. Ele, como sempre, abre um sorriso ao cumprimentar.
- Vejo-o tão elegante. Gostaria fotografá-lo para guardar uma imagem sua. Ele me responde:
- Você pode, mas eu ficaria chateado.
- Eu te respeito. Não vou fotografá-lo.
- Fotografe, sim, depois eu te conto porque estou com este terno e gravata.
- Então me conte, sr. Minoro. Subliminarmente lhe dizia que o mais importante do que a foto era a nossa amizade.
Ele se afastou da sombra para se deixar à luz do sol a horizonte leste.  
- Ok, pode fotografar-me. 
E depois da foto:
- É que mandei rezar missa pelo aniversário de falecimento de minha mãe. Lá no Japão reverenciamos os mortos.
- Sim, o respeito é marca da humanidade e sinal de evolução. Os asiáticos tem este valor à flor da pele.
- É, mas...tô muito chateado com o Brasil. A corrupção tá muito grande, tem gente passando fome enquanto os políticos... nada respeitam.
Olha, trago algo comigo que é melhor que a foto (desenho acima). 

Ao se despedir deixou-me esta balinha de café:
 


JRToffanetto


Nenhum comentário: