sábado, 7 de julho de 2012

Mais cuidado com os nossos velhinhos

(foto de 07.06.2012, tirada na praça de catedral
(esquina em frente ao Solar do Barão de Jundiaí)



Para os que não tem coração forte, recomendo não se demorar ao ver a foto abaixo. Aos mais resistentes, olhem...
















...olhem o velhinho descansando uma das perninhas - uma depois da outra. Uma das mãos apoia as costas também cansadas. O outro braço descansa à frente do corpo apoaindo-se na perna dobrada.

Pessoas desta idade andam de sapato e, especialmente, se de calça social. Andam de tênis quando usam bermuda. Ele está de tênis para aguentar o peso de seus mais de setenta anos de trabalho.

O velhinho propatanda do negócio de comprar ouro, volta à pé para sua casinha na distante periferia da cidade, pois não poderia gastar o que ganha dando-se ao luxo de voltar de ônibus - uns R$ 2,80 a passagem. Usará este valor para levar bolachas recheadas para os netinhos.

O boné o protege do sol mas também ampara seus cabelos brancos e secos como palha.

Talvez ele esteja querendo um "pingado" e pão com margarina ou uma garrafinha de água gaseificada....

Talvez esteja precisando trocar as lentes dos seus óculos. Suas vistas estão cansadas de não ver perspectiva  de vida melhor para ele e para sua companheira, mas luta como pode.

Seu injusto salário de aposentado é dividido com os filhos, ajudando-os com o que pode e não pode, como trabalhar de sol a sol plantado no calçadão junto a um poste de iluminação.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: