segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cuide bem do seu cliente (Treinamento Corporativo)


Prestem atenção ao filme. Imaginem-se sendo atendidos por este frentista de posto de gasolina e o descreva numa única palavra qual é o gesto dele para com seus clientes? Em outras palavras: o frentista trata seus clientes com......... Assistam a filme e, depois, me digam. Seu gesto é de....

 

Conforme combinamos, quem me responde?
O gesto do frentista para com o cliente é de....

O frentista trata seus clientes com um gesto de.........
Ah, isso mesmo! Com carinho! Ele trata seus clientes com CA-RI-NHO. A palavra carinho contem o “gostar de gente”, mas também “respeito” para com o semelhante.

Pouco adianta chamar o cliente de  “meu querido” se no tratamento você está mais interessado em chamar atenção para si próprio. Será se você realmente se importa com o outro ou o cliente é mais um chato que passa pela porta e que vem para interromper o que você estava fazendo.

Ser carinhoso é manifestar um sentimento de afeto mesmo que o cliente nem esteja vendo. Como no filme, o gesto de carinho significa ser útil no ponto em que o cliente mais precisa, mesmo que ele não o esteja vendo.

Ter carinho pelo cliente é o mesmo que afeição. A afeição pelo próximo resulta num atendimento exemplar, pois você logo identifica o que realmente o cliente precisa e o ajuda até na sua decisão de compra. É preciso gostar de gente para dar o melhor atendimento possível. Sem isto, com um tratamento meia-boca causará uma compra meia-boca, e ainda só por causa da necessidade ou pressa dele. Mas para quem não se importa com o outro tanto faz a forma de atendimento ao cliente.   

Só manifesta carinho em qualquer relação humana aquele que gosta de si mesmo, que cuida bem de si próprio, que sente carinho por si mesmo. Para este, todo aquele que passa pela porta é um ser humano, é gente que merece toda atenção e todo respeito do mundo, e que merece ser bem atendido, o tempo todo, do começo ao fim. Enfim, que ele feche um Negócio com satisfação, com o sentimento de boa realização. Que ele possa sair feliz pela porta afora.  

Mas se para você o cliente mais exigente não passa de um chato... ainda pode achar que não conseguiu fechar um bom Negócio porque o cara é mesmo chato. Foi você que não se prestou a um merecido atendimento mais personalizado para ele, e também não agiu com agilidade e competência, nem usou tratamento de extrema gentileza. Dos dois, quem é o chato? Não será você por deixar de se envolvido na compra do cliente? Que se comportou como "tanto faz"? Então não é você um mau vendedor, é o cliente que é o problema, não é? E depois diz  "Chiii... “o cara tem um mau humor danado” ou ainda diz coisas piores.

Ninguém entra pela porta a passeio, mas se for o caso, o bom vendedor o conquista, e vende para ele uma coisinha, uma caixinha que for. Aí sim você cumpre o teu papel com a consciência de ter feito o melhor que pode para o outro. Mas ninguém dá um bom atendimento se não tem nada para dar. O “dar” aqui, é atenção, carinho, delicadeza, respeito, gentileza. Gestos que o identificam enquanto ser humano, gente de boa vontade, de conduta exemplar, que gosta de gente, e que tudo faz para garantir a satisfação do outro.

Quem vem para comprar não está disposto a pagar por um mau atendimento, mesmo porque há muitos concorrentes do seu Negócio por aí. O cliente sente o ambiente em que está entrando, o ânimo das pessoas, o estado de espírito que ele encontra em quem o atende, e isto lhe dá uma resultante. Mesmo que compre, se atendido como mais um (a indiferença), ele sai do local com a impressão de que o Negócio não foi tão bom quanto gostaria. Uma sensação difícil de engolir, um sentimento algo indigesto, algo azedo, algo estragado. Ninguém merece isto.


É diferente quando todo e qualquer cliente é tratado como a pessoa mais importante do mundo. Você pode nem perceber, mas o estará tratando com carinho. E não existe cliente chato. Existe cliente mal atendido. Cliente bem atendido é tratado com respeito e carinho.

(Continua)
Jairo Ramos Toffanetto

3 comentários:

Anônimo disse...

tratar o cliente como voce gosta de ser tratado, com dedicação respeito e eficiencia.

Fernando disse...

O filme é de uma exatidão muito grande. Carinho não se dá somente a quem amamos, e sim a todos que estão à nossa volta, ou seja, nosso próximo.

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Assim é, Fernando, para aqueles que o re-conhecem. As expressões, as atitudes de quem Ama sempre vão em direção do outro. São amplas e grandiosas mesmo nos pequenos detalhes. Significa aprendizado e evolução. Sua expansão é por contágio. Nela está a Força Maior.