terça-feira, 19 de julho de 2016

Ovídio _A arte de amar (15 conselhos mais singulares e polêmicos)


O (POLÊMICO) 

MANUAL DO AMOR 

SEGUNDO OVÍDIO

Ouvídio (43a.C.- 17 ou 18 d.C.), escreveu sobre amor, sedução, exílio e mitologia. Estudou retórica com grandes mestres de Roma e viajou para Atenas e Ásia exercendo funções públicas com o objetivo de tornar-se um Cícero, mas, para desgosto do pai, resolveu dedicar sua vida à poesia. 

O livro A arte de amar (1 a.C. e 1 d.C.) está dividido em três partes. Na primeira, Ovídio orienta o homem como seduzir a amada; no segundo, após o contato carnal, como o homem deve manter a relação e a ternura; e, por fim, na terceira parte, Ovídio dedica sua atenção à mulher.


Os 15 conselhos de Ovídio:
1) “O vinho prepara os corações e os torna aptos aos ardores amorosos; as preocupações fogem e se afogam nas múltiplas libações (...) mas não dê muito crédito à enganosa claridade do lampião: para julgar a beleza, a noite e o vinho são ruins"
2) “Aos homens só convém uma beleza sem enfeites. Devem agradar apenas pela elegância discreta. Não cries o hábito de frisar o cabelo a ferro, nem alises com pedras-pomes as pernas."
3) “O homem dissimula mal, a mulher esconde melhor seus desejos. Se o sexo forte julgar melhor não fazer avanços, a mulher, vencida, tomará para si o papel de fazê-los.”
4) “Ela se levanta, levante-se; enquanto ela ficar sentada, fique sentado; seguindo a vontade de sua amante, saiba perder o seu tempo.”
5) “As lágrimas também são úteis: com lágrimas você amolecerá o diamante. Cuide para que sua bem-amada veja, se for possível, seu rosto úmido. Na falta de lágrimas (pois elas não aparecem sempre de encomenda, molhe os olhos com a mão.”
6) “Tens de agir como apaixonado e tuas palavras devem dar a sensação de que estás perdido de amor. Como toda mulher se julga digna de ser amada, ser-te-á fácil ser acreditado."
7) "Se queres conservar o amor da tua amiga, faze-a acreditar que estás maravilhado com sua beleza. Se te apresenta vestida com uma simples túnica, exclama: 'Tu me abrasas!"
8) “Não seja nem submisso nem mais carinhoso que de costume; estes são os maiores sinais de um coração culpado.”
10) “Sozinhas, sem a sua ajuda, as palavras virão em tropel, e, no leito, a mão esquerda não ficará parada. Os dedos encontrarão o que fazer do lado onde misteriosamente o Amor mergulhas os seus traços.”
11) “A beleza é um presente da divindade; mas quantas podem se orgulhar de sua beleza! A maior parte de vocês [as mulheres] não receberam esse presente.”
12) “Quem diria? As mulheres ao aprenderem a rir, já adquirem assim um charme a mais. Abra moderadamente a boca (...) que o ventre não se canse de um riso constante, mas que esse riso soe ligeiro e digno de uma mulher.”
13) “Pratique mil jogos; é vergonhoso que uma mulher não saiba jogar; graças ao jogo, muitas vezes nasce o amor.”
14) “Que a mulher sinta o prazer de vênus se abater até o mais fundo de seu ser, e que o gozo seja igual para o seu amante e para ela. Mesmo você, a quem a natureza recusou sensações de amoroso prazer, finja, com inflexões mentirosas, apreciar os doces júbilos. 
15) “O amor é uma espécie de serviço militar. Nos campos do prazer, nossas provações são a noite, o inverno, as longas marchas, os caminhos fragosos. Terás muitas vezes de suportar a copiosa chuva e, morto de frio, terás de dormir sobre a terra nua."


© obvious: http://lounge.obviousmag.org/por_uma_linha_que_caiba/2013/10/o-polemico-manual-do-amor-segundo-ovidio.html#ixzz4Eco2b9bc 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário: