domingo, 15 de maio de 2022

HQ - PULP - Resenha de Yuri(ULrich) para Godreads

Comentários de Yuri Ulrych

por 
30186638
Avaliação de 

it was amazing



PULP - thriller de recortes históricos


Nos EUA do primeiro descênio aos anos 60', "Pulp" leva o nome do editorial de toda literatura barata de contos de terror, de ficção-científica, de erotismo e de bang-bang vendidos em revistinhas de papel jornal nas bancas, farmácias, supermercados, terminais de ônibus e estações de trem.

A partir desse título, essa história em quadrinhos retrata o nazismo encontrado em Nova York dos anos 30' diante do ponto de vista de um escritor idoso de bang-bang pulp chamado Max Winter. Por parte dele, oculto pelo seu personagem mais vendido, o ilus desconhecido disperso o segredo autobiográfico de herói popular, que, em juventude, sem perder a eleição, procurado vivo ou morto, tira dos ricos para dar aos ricos.

O roteiro moteinguístico, o roteiro de memória no forsteiro os escritores grandes que iniciaram carreiras nas revistas pulp, pessoas do aperto financeiro por contratos abusivos, em meio a problemas relacionados a velhice costura, os recursos de flashback Nesses memórias afetivas e retrocessos de semelhanças e diferenças do passado em comparação com o presente nortista da época.

Injuriado pelo crescimento do antissemitismo nas ruas, e também da propaganda de supremacistas partidários a Hitler, Max Winter atende ao pedido de um inimigo do Colorado, o pistoleiro Jeremiah Goldman, para assaltar um grupo de americanos que financiam o Terceiro Reich velho. Judeu e Idoso parceiro de crime, por fazendeiro do sul, feito por seu fazendeiro, conhecido como novo através das revistas de celulose.

Em amizade, de volta ao ofício de fora da lei, entre acertos e perdas, narra-se a tragédia heroica do americano que procura sossego fazendo justiça às mãos. Surgiu, desde a corrida, de sul a norte, o sonho americano, entre os humildes, que ao cultivar uma vida simples. Por esses trilhos, o autor sublima a morte do herói na forma da lenda popular, enredo pulp que a personagem não teve meios pra contar.

                   . . .


Como nas resenhas anteriores de Yuri (Ulrich) no goodreads, longe de aliciar o leitor, ele objetiva a clareza do todo na parte. De modo sintético, ele abre sua resenha - "thriller de recortes históricos", o demais decorre. Por este mote (motivo da obra) o que passa pelo crivo do Yuri é seguro, chama atenção e cuidado que se abre para a leitura do HQ, e o que o norteia. _JRToffanetto

Nenhum comentário: