domingo, 21 de fevereiro de 2016

Samba da Seriguela (Abstr.26-JRT)


Uma garrafa de tequila é inocente até que seja aberta.

Fórmula formicida, daquelas que mata o eu já no primeiro trago.

Pois um zumbi transitara seu transe tequilado pela madrugada entortando gargalo adentro até matar o bicho. De lua cheia, largou a  garrafa no meio da rua. Rua aonde, desde o raiar do dia, veículos com gente dentro passam por ela a caminho do trabalho.

Ouvi o estouro da garrafa se arrebentando sob o pneu dianteiro do meu carro, furado pelo frasco do tal veneno para o espírito. Senti-me premiado, afinal, os carros desciam a rua em filas indianas, e logo pra mim sobrou a bomba. Páh. Chiii...(vazamento de ar do pneu).

. . .

Um conhecido meu, bamba de samba, presenciou o ocorrido do outro lado da calçada. Meneou a cabeça a me dizer do seu idêntico desagrado pelo ocorrido, e com um aceno de mão se afasta chamando-me para que eu o seguisse.   

Primeiro encostei o carro na sarjeta, acionei o pisca alerta, abri o bagageiro para retirar o triângulo e sinalizar o trânsito, travei as portas do carro e, finalmente, fui atrás do bamba de samba saber o que ele tinha pra me mostrar.

Trinta metros adiante ele me aguardava sob a sombra de uma árvore no recuo da calçada. A caminho, encontrei um caco da garrafa. Foi quando identifiquei um pequenino rótulo “Tequila”.

Ao me aproximar do bamba, ele me estendeu a mão cheia de frutinhas vermelhas.  Perguntei-lhe:
- Que fruta é esta?
- Seriguela, uma delícia, doce doce. Você tira um pedacinho da pele dela e a espreme na boca, depois é só jogar o caroço.

Ele me demonstrou como e, depois, jogou o caroço na terra dizendo:
- Vai que vinga.
Tô esperto nisto, continuou ele depos de vascuhar o chão em redor. Se brotar uma muda eu a levo pra plantar perto da minha casa. Gosto do suco dela no liquidificador. É você retirar a polpa e bater com água. Fica uma delícia. Nem precisa de açúcar, é só ir adicionando as seriguelas até ficar a gosto.

Depois ele subiu naquele pé de árvore e voltou com o bolso cheio. Deu-as para mim e se despediu.
Ao vê-lo se afastando disse para ele:
- Viu, o pneu do meu carro deu  no “Samba da Seriguela”.
“ Opa” exclamou ele. E dando a entender que dançava com alguém no salão deu uns passos de samba da gafieira.

Mas alguém passando de carro colocou a cabeça pra fora gritando pra ele:
- Vai trabalhar vagabundo!
Aí eu, revidei:
- Ué, desde quando zumbi fala!

Enfim, voltei para trocar o pneu do carro sentindo a presença da Bondade que passara pelo coração daquele bamba. Quanto a mim, sabia ter ganho uma preciosidade eterna para o coração da humanidade.

É por isso que desde já passo a dizer “Se estiveres passando por qualquer tipo de transtorno, chupe uma seriguela você também”.

JRToffanetto

Nenhum comentário: