sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Fotografia de Rua - JotaJota - Cena Vilarense. Foto e texto JRToffanetto


Rua J.J.Rodrigues, Jundiaí/SP
Em 06.02.2020, 11:46
Gente dormindo nas calçadas são cenas que repetem  ano não só no nosso bairro ou cidade. Imagem chocante. Todo mundo passa por perto e olha não vendo. Mostrei-a para alguns conhecidos. O choque se pareceu maior, e diferentes reações. O da poluição visual em Vila Arens foi a primeira. Ao reconhecerem a condição sub-humana da pobre criatura dormindo na  calçada, questionaram-me "Orras, você fotografou isto?" Somos nós, respondi-eu. Os que me conhecem "Você vai publicar isto". E porque não? "Jairão... Jairão... " Olhavam-me como que se eu tivesse o miolo mole ou como invadido a privacidade de alguém e a deles próprios. Isto ocorre em ruas aonde passa o mundo.  Bem, como fotógrafo de rua que me descobri quando adolescente, e que cresceu e amadureceu, fotografei-a pela composição que se apresentou num instante e a se desvanecer no seguinte. Foto jornalismo?  Também pode ser. Sinto muito, mas, por mais que a imagem possa ser dura, gritante até, é da realidade tal qual é, e como tal é para ser enfrentada. Quem sabe a fotografia possa modificar o meio? _JRToffanetto


Nenhum comentário: