quarta-feira, 29 de abril de 2020

Poesia sobre aquarela _JRToffanetto

Poesia sobre aquarela, 2004 _JRToffanetto

terça-feira, 28 de abril de 2020

Estrofe Rosácea Estrofe - Poema e Aquarela de _JRToffanetto


(...)Estrofe rosácea estrofe
desprenda soneto perfume
como rosa abre secreto cofre

Versos pétalas sedosas
sentidos lábios doces
sejam poesias rosas

_JRToffanetto

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Frank Zappa _The Closer You Are


Bico de Pato X Cabeça quadrada _ChargeJRToffanetto

Mutantes _Deixe Entrar Um Pouco D'Água No Quintal

Deixe Entrar Um Pouco D'Água No Quintal

Chuva de Espinhos sobre o coração Faz sangrar no fundo e a ilusão Não tem mais sentido não tem mais lugar Numa vida cheia limpa como o ar Vou correr para as nuvens Já que a vida corre e o tempo não se vê Faça tudo simples olhe pra você Mude de ideia se esse for o caso Deixe entrar um pouco d'água no quintal Fique em pé sem cansar Quanta coisa de errado eu já fiz Tudo está gravado em algum lugar Já é hora de equilibrar: mutação! Foi por culpa minha o que eu deixei passar Quanto mais se dorme menos tem pra dar Mexa-se rapaz não deixe de entender Abra bem os olhos para o amanhecer Faça força irmão, não morrer Deus criou os anjos para nos guiar Dê um pouco o braço deixe um pegar Não se desespere com a escuridão Abra a mente deixe entrar a inspiração E o que é bom vem depois Muita estrada em minha vida já andei Quase nem senti o rumo que tomei Não sou mais não sou menos



quinta-feira, 23 de abril de 2020

César Franck "Les sept Paroles du Christ sur la Croix"

Traduzido do Inglês/Wiki: As sete palavras de Jesus na cruz(saiba mais) é um cenário musical de ditos de Jesus na cruz de César Franck, composto em 1859. O trabalho nunca foi realizado durante a vida de Franck e só foi descoberto em 1955, quando a Universidade de Liège adquiriu uma pontuação de autógrafo de um proprietário particular.


terça-feira, 21 de abril de 2020

Em Tempo de Pandemia _JRToffanetto

> clique no desenho para ampliá-lo > >

Tornando público o que o Facebook vem fazendo comigo _JRToffanetto

Acabo de escrever o texto abaixo no Facebook. Copiei-o e o colei aqui. para preservar minha manifestação kafkiana, tornando-a pública assim como no Fbook:
https://www.youtube.com/watch?v=oER9Bi4xSLU&feature=emb, postado em 13 de abril na primeira quarentena Covid 19) e bloqueado pelo Facebook por denúncias em meu Fbook de conteúdo abusivo. Poemas-de-sol . blogspot . com (escrevo com espaços entre os pontos para que não se torne link como o acima e por a perder esta forma de compartilhamento). Enfim, a Internet nos abriu o mundo e o Facebook o fecha. Assim escrevo porque autômatos não leem. Para estes, se o robot deu o bote através das propaladas denúncias anônimas de conteúdo abusivo, assim está feito e fim de papo. Várias vezes escrevi para o Facebook relatando minhas postagens sem fins lucrativos algum, apenas cultural. Vi reportagem de bloqueios do twitter denunciados na Justiça... Não perco tempo com isto, pois o meu objetivo é apenas criar e criar. Cuido do que vale a pena. Até já pensei em acabar com o meu blog e picar a mula do Fbook e ponto final, esta última instância fica-me cada vez mais possível, mas a gosto dos desocupados que não dão conteúdo algum... "Eles passarão, eu passarinho", escreveu Mário Quintana meu poeta preferido desde a adolescência.(JRToffanetto)

Outros exemplos:







segunda-feira, 20 de abril de 2020

Você renasceu hoje? _foto/texto/JRToffanetto

Todo dia o sol renasce para todos. Você renasceu hoje? Olha, isto pode ser a cada instante, mesmo  com o sol encoberto. Não tem hora para isto. Você se sabe renascido com o sol, através de você, fazendo-se brilho nos olhos de alguém, desaparecendo-lhe o medo, a afetação pandêmica tão presente nos dias de hoje.
Hoje, Jundiaí/SP, 06:46h, do terraço de casa

Todo dia o sol nasce para todos _fotoJRToffanetto

Todo dia o sol nasce para todos.

Às 09:30h, em 19.04.2020

domingo, 19 de abril de 2020

"Deus te proteja, e também os seus familiares" (crônica ) JRToffanetto


Usando máscara de proteção, deixei o carro para passar um lembrete ao meu filho Yuri já entrando num supermercado aqui da Vila Arens. Nisto sai um conhecido que passa por mim e não me cumprimenta, creio que nem me viu, parecia bater em retirada. Barba branca por fazer, cabelo desgrenhado, indiligente no vestir-se, pareceu-me algo sinistro, especialmente em seu olhar distante.

Nestes tempos de pandemia Covid 19, muitos sofrem com o isolamento social, até entram em depressão. Chamei-o por três vezes, e ele só me atendeu quando alcancei suas passadas.
- E aí cara, tudo bem com você? Mudo, mostrando-se perturbado, passando-me sensação de eu ter cometido uma indelicadeza. Insisti "E então?
- Tudo bem, né... e continuou a andar. Segui ao seu lado. Ele, assim como eu, pertencemos ao grupo de risco.
- Sabe de alguém infectado em nosso bairro?
- Sei nada, não.
- Se precisar de alguma coisa, conte comigo.
- Nada, não. Vou indo.
- Tudo tudo vai dar certo, meu amigo. Conte sempre comigo.
Ele ameaçou um gesto de despedida e seguiu adiante.
- Sussurrei-lhe "tchau" para ser ouvido, seguido de "Deus te proteja, e também os seus familiares". enquanto o imaginava sob um escudo de proteção, cheio de energia, em harmonia física e mental.


Novos Baianos - A Menina Dança (1972)

É-me sempre pura emoção ver os novos baianos com a Baby do Brasil. Moraes_Moreira ao violão, sentado, morreu há seis dias aos 72 anos após sofrer um infarto agudo do miocárdio, em sua casa no Rio de Janeiro.

Bem vindos ao Planeta Terra _foto/textoJRToffanetto

A Câmara fotográfica é um instrumento de registro de imagens à sua livre disposição. Antes dela há um outro instrumento, o fotógrafo, e este, em edição de imagem, avaliando-a em razão de olhares que muito pouco percorrem os céus, impactou os azuis do fenômeno luminoso, e gostou do resultado, algo como uma transposição ao sentir, o mais real do que se vê. Meus amigos, bem vindos ao planeta Terra. (JRToffanetto)




sábado, 18 de abril de 2020

Dia brilhante se fará _foto e texto JRToffanetto

Nova, linda manhã. Dia brilhante se fará. Assim escrito, (...)
Jundiaí, 18 de abril/2020, 06:14h
(...) sabendo dos céus sempre em movimento, voltei ao terraço de casa. Subi a escada de acesso ouvindo o som do vento outonal farfalhando árvore em frente da calçada. 
Ao chão caiam ´patas de vaca`vencidas pelo tempo.

Horizonte leste, céu encoberto por nuvens pesarosas, então perguntei:

O vento cantava  com as folhas secas, varrendo-as pra mais distante. Voltei-me ao leste depois de ver um sanhaço, lépido passarinho azul cruzando o meio da rua à minha frente. Sempre me sinto tocado com fatos semelhantes.

- Linda Manhã, pra onde fostes?
- Estava no seu coração.
- Oh!
- Viste-me sair voando à sua frente.
- Oh! Que me dizes do céu fechado de agora, 09:10h, não me sinto assim.
- No seu peito deixei o das 06:14h.
- Mas o que me dizes do tempo fechado de agora?
- Resultado da mente das pessoas em seu planeta. Medo e apreensão. Deram-lhe até um nome Vírus Covid 19.

- Linda Manhã, quero o sol de volta ao meio do céu.
- Ele está em você, com você. Um dia voltará para todos. Pode ser mesmo agora, basta que abram os olhos para os céus.
- Oh! Eu confio nisto.
- Assim será, Belo Dia.
Já é forte desejo enquanto se trabalha pela Harmonia, pelo Amor, pela Bondade Maior.

(JRToffanetto)

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Ben Webster _Solitude

A solidão. O encontro consigo mesmo, com o eu interior (inner self), pode ser muito belo,  criativa e artisticamente produtivo. Este é o recado de Ben Webster em Solitude. É tempo para este mergulho interior, limpar a casa, expulsar seus parasitas mentais e autoreformular-se. Medite, enfrente-se, ame-se. Vá ao encontro do outro, abrace-o mentalmente, desarme-se, resolva-se. Que mais? A felicidade. (JRToffanetto)

quarta-feira, 15 de abril de 2020

Giovanni Battista Pergolesi - Stabat Mater (complete/full) - Nathalie Stutzmann

O Belo há prevalecerá sobre a falta de clareza e a confusa inteligibilidade dos maus tempos em que todo o planeta vive. É tempo de irmos ao encontro do outro, sendo útil no ponto da necessidade. O egoísmo e a vaidade é roupa velha que já não nos serve mais.(JRToffanetto)

Franz Schubert Octet in F Major, D 803

Paz e Harmonia para concerto e conserto.

J. S. Bach - Violin and Oboe Concertos (BWV 1056, 1060R, 1052, 1055R) – E. Wallfisch & A. Robson

O estado de silêncio em linguagem  de concerto J.S.Bach.
Orquestra da Era da Iluminação

terça-feira, 14 de abril de 2020

O peso da matéria _foto/texto JRToffanetto (fotografia conceitual)

1. Transcender o peso da matéria é preciso para voarmos num ponto fora e ver o que estivemos fazendo com o nosso planeta, reformulando-o.
2. Transcender o peso do nosso corpo e mente é preciso para voarmos num ponto fora e vermos o que estivemos fazendo consigo próprios e com os outros, reformulando-nos, um a um.
3. Pelas assertivas anteriores, a começar pela segunda, já não precisaremos arrastar tanto peso para aprendermos a lição, mas para quem gosta de sofrer e ser imune ao sofrimento do outro, pois que acorde mais cedo pra sofrer.
(JRToffanetto)

Gerry Mulligan - Night Lights

Gerry Mulligan - Night Lights
℗ A Verve Label Group Release; ℗ 1963 UMG Recordings, Inc.
Provided to YouTube by Universal Music Group Night Lights · Gerry Mulligan Sextet
Paint de Vincent van Gogh - Starry Night (1888)
Certas músicas entram em corpos e mentes, desprendidamente plenas, algo feliz, alegre, e também reflexiva. Pode, sutilmente, tirar-nos o peso sobre os ombros,  expulsar demônios dos maus pensamentos, desfazer sentimentos contraditórios, angustiantes. Nela, cantamos e dançamos, equilibrando dentro e fora. Abrem-nos espaço para a alegria, do entusiasmo para com a Vida que merece ser vivida e, sobretudo, Paz em nossos corações. (JRToffanetto)

segunda-feira, 13 de abril de 2020

I Charleston SP by Blubell

Coleman Hawkins _Out of Nowhere


Jazz for Lovers Vol. 3
℗ 2009 AP Music
Coleman Hawkins _Out of Nowhere
Provided to YouTube by The Orchard Enterprises

Certas músicas entram em corpos e mentes, desprendidamente plenas, algo feliz, alegre, e também reflexiva. Pode, sutilmente, tirar-nos o peso sobre os ombros,  expulsar demônios dos maus pensamentos, desfazer sentimentos contraditórios, angustiantes. Nela, cantamos e dançamos, equilibrando dentro e fora. Abrem-nos espaço para a alegria, do entusiasmo para com a Vida que merece ser vivida e, sobretudo, Paz em nossos corações. (JRToffanetto)

domingo, 12 de abril de 2020

O Anjo da Morte está entre nós _foto e texto_JRToffanetto


Primeiro vem a peste - o covid 19, segue-se o Anjo da Morte.

Dias insólitos por todo o planeta. Caem os véus, caem as máscaras, caem as personas. É tempo do poder do Amor. Todos estão nus e morrendo de medo, embora insistam ao contrário, do que
já não serve pra mais ninguém.  Que pena, que pena... 

Entrementes, o céu que vinha envenenado continua azul e mais azul, e muito mais azul ainda, infinitamente azul, mas isto é pertence do coração. É preciso ter um, o Sagrado Coração. Pode-se escapar do covid 19 mas não do Anjo da Morte.

O lume da luz, que não é da lâmpada, queima na pele e vai até o âmago daqueles em recusa do Amor Crístico, a maior força do universo. 

O pombo da Paz está sobre as cabeças até daqueles que não se dão conta dele, já que só reconhecem aves predatórias, as destruidoras de eus. Rejubilam-se nisto. Depenam flores dos jardins cultivados em pureza. Que pena, que pena...

sexta-feira, 10 de abril de 2020

VIVALDI - A Rain of Tears - ANDERSON & ROE


Serra do Japi

Serra do Japi em 29.12.2019
Vista do alto do Jd.Paulista, Jundiaí/SP

Esta manhã _fotopoemaJRToffanetto

"Esta Manhã"
_fotopoemaJRToffanetto

foram...
lágrimas abertas ao ar
que o Céu amparou
com a chave da Terra

foram... abraços sem fé
laços de vento, faces duras
egoísmo em apuro

foram ...
lágrimas embutidas, abalos
olhares de viés, dardejantes
dias negros, anômalos

foram dias crepusculares
para o nascer de uma nova manhã
inteiramente nova a alcançares

O pombo é branco. As 7h desta Sexta-Feira Santa

Bruno Sanfilippo's rework Ed Carlsen's piece 'Far'

Deixar-se tocar

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Cesar Franck - Symphony in D Minor

Symphony guide: Franck's D minor

Sol Levante, hoje às 06h30 fotoJRToffanetto




SONATA FOR VIOLIN AND PIANO IN A MAJOR - César Franck (Lars von Trier's Nymphomaniac Soundtrack)

Paz igual Felicidade igual Êxtase igual Vida

A depressão abre uma cava onde só cabe o seu acabrunhamento. Nela, esquece-se do objetivo comum a todos nós: a felicidade. Abra-se para alcançá-la. Saia da cava. Inicie um novo inteiramente novo processo de Vida. Paz igual Felicidade igual Extase.

Ausculte esta sonata de Cesar Frank. Deixe-a em cada célula. Dê-se um objetivo maior que você. Siga até ele, enfrente o desafio.

terça-feira, 7 de abril de 2020

Fila de banco para receber o auxílio emergencial do governo federal _fotoJRToffanetto

Fila de banco para receber o auxílio emergencial do governo

Uma felicidade dia após dia texto/foto/_JRToffanetto

Para nós,
uma felicidade dia após dia
Pássaros em festa nas manhãs de sol
e voam e ciscam e cantam
_JRToffanetto

Cãozinho _fotoJRToffanetto


Em Vila Arens, 14 de agosto de 2018

Canto o que veio cantar em mim (Parte 1 e 2) _JRToffanetto


Canto o que veio cantar em mim
(Parte 1 e 2) _JRToffanetto
Versos para declame em uma voz alternando dois tons

Parte 1 
Outono e Inverno

Mesmo que o poeta
o mais belo poema tenha escrito
ante a inspiração fica à espera
vazio de palavra e sentido

Chegam ao inverno as folhas de outono
Em marrom opaco o que foi verde brilhante
juntando-se a outras ao viés do vento fustigante
O que foi sonho agora se ampara
numa fria pedra de sono

A coruja abre seus olhos de lua
Noite desalmada, dia de falcão inclemente
Não brota nenhum poema, nem há canto silente
desalmados olhos brancos ganham  a rua
nenhuma folha escapou do vento
a vida vem perdida de alento
salvo cova que terra cobriu semente

A árvore habitada por pássaros canoros
um só espectro da sombra ao ninho
poderia tombar como lenha por tanto desalinho
não fosse a vez de as raízes assegurarem o vindouro

Recolheram para si todo viço
no brilho das folhas e no calor das flores deu sumiço
na falta d,'água bebeu até o frescor da sombra
nenhum fruto d'árvore restou da outrora pompa
sob o vento e a claridade de sol esmaecido
tudo seco, o humor desaparecido
chão de paupérie

Parte 2  
Primavera e Verão

Sob a terra, substrato nas raízes é tudo
agora apronta-se o broto, depois o fruto
perante ao dia luz, bem sabe a árvore de luto
plena potência velada dentro de si,
tronco, galhos, folhas e flores
súbito eclodir, agora cabe
-É primavera! é primavera! Se bem diz

O poeta acorda para o dia luz
por se recriar desperto à vida
ao sol, finalmente elementos combina
sentimentos, emoções, expressão acima de si,
ao outro abre a porta do impalpável limiar

A realidade exterior invólucro físico
agora faz sentido o folículo com a raiz
a árvore é sobrepujada pela flor
cor e perfume sublimam a verde cor
o fruto vivo faz o mesmo
nenhuma semente vai a esmo

Versos são apenas versos
A Poesia vive o arborescer
desperta doutro luminescente
O planeta vive o alvorecer

A bandeira desde sempre concludente
Aprendiz do Jardineiro abre-a em canteiros
do crescer e frutificar ao infinito
o Éden retornando ao Poeta Maior

Espírito da Poesia
Poesia do espírito
Poesia da Vida
Vida da Poesia

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Difícil travessia pela escuridão _fotoJRToffanetto

- Difícil travessia pela escuridão
- São Paulo Quadrinhos 18
Caminho para o Sol (reeditado)

- Difícil travessia pela escuridão
- São Paulo Quadrinhos 18
Caminho para o Sol (reeditado)

quarta-feira, 1 de abril de 2020