domingo, 10 de junho de 2018

Domingos Semenzatto (violonista) & "Divagando" de Domingos Semenzato - Alain Bauer ao violão



Domingos Semenzatto (violonista)
São Paulo, 1908 - Jundiaí, 1993 (Hospital Santa Elisa)

Conversando com o Fernando Colin sobre música brasileira, gravei este seu depoimento. Creio-o importante como registro histórico do violonista e compositor brasileiro Domingos Semenzatto, mesmo porque, embora suas composições corram o mundo nas mãos de muitos intérpretes, quase nada se sabe  sobre ele pela internet. 

Disse o Fernando:
Eu conheci o Sr. Domingos Semenzatto quando ele deveria ter uns sessenta anos de idade. Casado com minha tia, ao se aposentar fixou residência em Jundiaí. Ainda jovem, estive na casa deles. Ficou a marca da sua simplicidade e o apuro da forma ao violão. Introspectivo e conciso no falar, íntimo do instrumento, não gostava de propalar o que fazia, e também não era afeto a exibições. Ampliou meu sentimento musical de brasilidade e sua magia.

Em São Paulo, cidade aonde nasceu e viveu a maior parte de sua vida, pertencia ao círculo de amizades de Isaías Sávio, entre estes, Dilermando Reis e outros exímios e reconhecidos violonistas, compositores, professores e intérpretes. Como legado, passou pra partitura a obra de Américo Jacomino "Canhoto" (violonista) 

Divagando (Choro) de Domingos Semenzatto
- Alain Bauer ao violão.

2 comentários:

Helianasuper disse...


Nossa, gratíssima por sua informação.
Vi muitos vídeos de guitarristas estrangeiros tocando essa música e alguns fóruns de violistas e estudantes perguntando sobre o Domingo Semenzato. Estou tentando aprender violão e como tenho essa partitura fiz um vídeo com ela.
Realmente, não se acha biografia do grande violonista Domingo Semenzato.
Agradecida.
Eliana

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Bom dia, Heliana. Preciso do seu número de telefone e e-mail para passar a um violinista daqui que conviveu com o Sr. Domingos e outros violinistas de São Paulo da época. Possivelmente estaremos grafando vida e obras Semenzato, ok? Meu telefone 11)4816-3872 e 94218-0432, e-mail: jotatoffa@Yahoo.com Conte comigo no que puder ajudar nesta importante tarefa