terça-feira, 6 de dezembro de 2011

EMPRESAS FAZENDO A DIFERENÇA - Parte 3

Se a formiga avaliasse tamanho e peso do bocado a carregar, teria se extinguido da face da terra e, pior, sem conhecer e utilizar sua força supra excedente.

Necessidades prementes nos levam à superação de supostas limitações, p.ex.: a do que vemos e julgamos por comparação. Se aprendido com esta experiência, passamos a construir um novo olhar e uma nova identidade, a que C. Yung chamou de individuação. É preciso praticar o estado de mente vazia, livre do lixo mental a ocupar espaço para o novo.

Mas quando o buscado está em comum a mais pessoas que estão no mesmo barco (a empresa), as diferenças aparecem de acordo com a verdade pessoal de cada um. Neste modo o barco fica à deriva, isto é, obrigado a empreender uma rota mais longa, penosa e de sobrelevado custos diretos e indiretos.

A disciplina das formigas vem da harmonia em torno de um objetivo em comum.

Imagem extraída da Internet
A Ideologia Corporativa quando bem traçada, uniformiza a linguagem interna entre os funcionários da empresa, todavia, estes continuam se alinhando à mente coletiva já que nela não é preciso pensar, ou seja, operam no automático. Cabe, aqui, um treinamento exaustivo, ou até que esta nova linguagem possa ser reconhecida ao modo interno da empresa e operada como uma ferramenta de trabalho.

Um princípio imprescindível de valor para toda Ideologia Corporativa voltada para o século XXI é "respeito às pessoas  ao seu desenvolvimneto". Na próxima postagem estarei analisando isto mediante a figura acima, e projetando a Ideologia Corporativa (Cooperativista) mediante princípio de valor igual à natureza das necessidades do século XXI em projeção. 

Outras postagens sobre o tema:
EMPRESAS FAZENDO A DIFERENÇA – Parte 1
http://poemas-de-sol.blogspot.com/2010/08/empresa-fazendo-diferenca-parte-1.html
EMPRESAS FAZENDO A DIFERENÇA – Parte 2
http://poemas-de-sol.blogspot.com/2011/07/empresas-fazendo-diferenca-parte-2.html


Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: