Haicai 20.
JRToffanetto
Quadro negro cancro
não passa a limpo, apaga
rastros de giz branco
Notas:
1. Neste haicai e também no anterior (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-19-jrtoffanetto.html), sua forma é a que largamente difundida no Brasil através do poeta Guilherme de Almeida, o qual, buscando sonoridade poética, assim concebeu:
- Três versos em rimas tônicas num total de dezessete sílabas.
- O primeiro e o terceiro verso com cinco sílabas e rimando entre si na última sílaba tônica.
- O segundo verso, com sete, rima na segunda e na sétima sílaba tônica.
Gosto da forma "guilhermina", mas não é necessário segui-la.
2. O haicai 13 (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-13-cai.html) não segue a forma do Guilherme. Embora seja recomentado o não uso de adjetivos, o terceiro verso mansa chuva chama inicia com um adjetivo de característica, todavia, o adjetivo foi usado para dar sonoridade como o da chuva. Só chuva mansa não remeteria à sonoridade. Com o aporte do "mansa" ela se dá e remete à imagem visual. Os poetas do sol nascente usam tais sonoridades através de interjeições, as exclamativas. É possível que a foma do haicai 13 seja a primeira a ser criada deste modo.
3. Outras formas de criação são praticadas por mim, como a brincadeira de deserto com decerto (haicai 17 (http://poemas-de-sol.blogspot.com.br/2013/10/haicai-17-jrt.html) e assim por diante.
4. As dezessete sílabas são como regra, mas admite-se até vinte e uma. Às vezes ocorre de caber menos de dezessete ou até menos de dez sílabas numa composição. Importa que as palavras-idéias criem uma imagem de modo que cada um construa a sua própria. (JRT)
5. Ã medida em que vou publicando meus cem primeiros haicais, estarei juntando algumas observações pertinentes à forma da criação, pois entendo que estas devam ser compartilhadas.
6. Todos os direitos estão reservados.
Jairo Ramos Toffanetto
2 comentários:
Haicai novidade
palavra que afaga
grata felicidade
Tentei este. Vê se deu....
Abraços
Fernando, gostei da tua criação artística. A imagem/idéia que ele me passa é do tocar do haicai nas pessoas. Quero ver os demais. Não esconda o ouro.
Postar um comentário