quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Scriabin: Prometheus, Poema do Fogo (reedição)


Em "Prometheus, Poema de Fogo", Scriabin procura retratar o desenvolvimento da emergente consciência humana até a união com o cosmos. Ele viu no fogo de Prometeu o símbolo da consciência humana e energia criativa. Imaginou uma sinfonia de sons e raios de cor e, para tanto, concebeu o "cor - teclado " ou "órgão de cores", que projeta luz de diferentes cores em uma tela por trás da orquestra , reproduzindo visualmente o que a orquestra estava dramatizando no som.  Um conceito visionário e um dos primeiros eventos, digamos, multi- mídia, realizado há um século e pela primeira vez em Moscou em 2 de março de 1911.

Enfim, uma trombeta representa a vontade criadora , o piano simboliza o homem, e uma melodia suave da flauta é o alvorecer da consciência humana ; depois, o violino solo será associado com o amor humano... No clímax, um coro opcional entra cantando apenas os sons das vogais , o órgão de cores gera um... (continua abaixo)

Opening of Safonov Festival
SCRIABIN: Prometheus, The Poem of Fire

Evgeni MIKHAILOV, piano
Kislovodsk Philharmonic Orchestra
Chamber Choir of Kislovodsk Philharmonic
Stanislav KOCHANOVSKY, conductor


Philharmonia on Caucasus Mineral Waters
Maria PAVLOVA, lightening installation
07/07/2012 Kislovodsk

 
 
Enfim, uma trombeta representa a vontade criadora , o piano simboliza o homem, e uma melodia suave da flauta é o alvorecer da consciência humana; depois, o violino solo será associado com o amor humano... No clímax um coro opcional entra cantando apenas os sons das vogais, o órgão de cores gera um... Veja o texto na íntegra>>> http://www.laphil.com/philpedia/music/prometheus-poem-of-fire-op-60-alexander-scriabin<
 
 

Nenhum comentário: