sábado, 30 de novembro de 2013
Haicai #435 - Bonecas de Palha (J.R.Toffanetto)
sexta-feira, 29 de novembro de 2013
Keith Jarrett Standards Trio
Keith Jarrett (piano),
Gary Peacock (contrabaixo)
Jack Dejohnette (bateria)
https://www.youtube.com/watch?v=lBnwDTAoAC8#t=184
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Francisco Mignone - Valsa de esquina #1 e #2
Composições de Francisco Mignone
Interpretação de Maria Josephina Mignone
Interpretação de Maria Josephina Mignone
Há uma tese de dourado na USP-Universidade de São Paul que, em contribuição para o estudo e a divulgação da música brasileira, segue desde a contextualização da época em que estas doze peças foram compostas e o porque delas, mas na internet só aparece os dados introdutórios do trabalho. Enfim, se o conteúdo até hoje não pôde ser revelado, talvez por espera de apresentação universitária, a USP deveria prosseguir até o seu fechamento e logo revelado PUBLICAMENTE os conteúdos na Biblioteca Digital USP, afinal, a representatividade disto é vital para se entender a alma brasileira. Pra muitos, isto é tão urgente quanto a construção de mais uma linha do metrô.
Enquanto isto não ocorre, fico feliz em compartilhar algumas destas valsas, pois só recentemente que elas vem aparecendo no YouTube. Quanto a mim, tenho-as registradas em vinil com Arthur Moreira Lima.
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Chiquinha Gonzaga - Lua Branca (Reedição / post de 27.11.2011)
Depois de olhos cheios de explosões solares, a beleza do dia em crepúsculo, o entardecer até a lua branca branquinha na boca da noite. A alma brasileira, a doce melancolia expressa por artistas do belo como Chiquinha Gonzaga em a "Lua Branca" na passagem do século XIX para o XX.
Uma mulher que se adiantou ao seu tempo
Biografia: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/biografia-chiquinha-gonzaga-compositora-maestrina-e-pianista-brasileira/
Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, 1847- 1935) foi uma compositora, pianista e regente brasileira. A primeira chorona, a primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Uma mulher que se adiantou ao seu tempo
Biografia: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/biografia-chiquinha-gonzaga-compositora-maestrina-e-pianista-brasileira/
Performed by Marcus Viana and Maria Teresa Madeira.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Oh guarda-chuvas negros e coloridas sombrinhas
Imagem do meu terraço, instantes atrás. |
Oh guarda-chuvas negros e coloridas sombrinhas
Românticos dias de chuva. Nesta manhã semi nublada, o céu ameaça um
lindo dia azul. Oh nuvens cinzentas... Oh lindo dia úmido. Oh guarda-chuvas
negros e coloridas sombrinhas. Oh garoa sobre a cidade crua de face nua.
Oh horizonte nublado, venha o sol no fim da rua.
JRToffanetto
Oscar Peterson - "Tenderly" e "C Jam Blues"
segunda-feira, 25 de novembro de 2013
OSCAR PETERSON - Reunion Blues.
Publicado em 04/09/2012 (YouTube):
1964, London, Oscar Peterson (p) - Trio, Ray Brown (b) Ed Thipgen (d): Reunion Blues / Dein Ist Mein Ganzes Herz / Nightingale / Hallelujah Time /
MAGRELINHA - ZEZÉ MOTTA
Composição de Luiz Melodia
Eclats Noirs du Samba é uma série produzida pela televisão francesa que destaca a importância da influência da cultura negra na música brasileira. Produzido no Brasil em 1987 pela TF1 em associação com o "Centre Nacional De La Cinematographie Et Du Ministere Das Affaires Etrangeres", Eclets Noirs du Samba é apresentado por Grande Othelo com a participação de grandes nomes da MPB e dirigido pelo consagrado diretor francês Hubert Niogret.
Atriz e cantora, Zezé Motta tornou-se um dos mais importantes ícones da cultura negra no Brasil, ao interpretar no cinema Chica da Silva, de Cacá Diegues (1976) e inúmeros papéis na televisão. Como cantora gravou clássicos de Gilberto Gil, Chico Buarque, Luiz Melodia e outros grandes compositores brasileiros. Sensual, alegre e irreverente Zezé Motta é uma diva nos palcos e uma das mais importantes Intérpretes de sua geração.
domingo, 24 de novembro de 2013
Olodum - Salvador, Bahia
Desenvolve ações de combate à discriminação social, estimula a auto-estima e o orgulho dos afro-brasileiros, defende e luta para assegurar os direitos civis e humanos das pessoas marginalizadas, na Bahia e no Brasil.(Wikipédia)
Arthur Moreira Lima - BATUQUE - Ernesto Nazareth - Aniversário de 150 anos
"Batuque" é um tango brasileiro.
Ernesto Nazareth (1863-1934) nasceu, viveu e morreu
na cidade do Rio de Janeiro.
Ernesto Nazareth (1863-1934) nasceu, viveu e morreu
na cidade do Rio de Janeiro.
Em Nazareth, "logo se evidenciou uma das características mais fortes da sua criação musical, que consistia exatamente em mesclar as danças de origem européia com elementos e motivos melódicos e rítmosd captados da música nativa brasileira - o "lundu", o "batuque. Por essa forma, Ernesto Nazaré se torna pioneiro no processo de nacionalização da música brasileira de salão. As matrizes européias eram, por assim dizer, filtradas através do seu temperamento de músico, de tal forma que a valsa austríaca, a polca boêmia, a mazurca poloneza ou o tango espanhol se transfiguram em suas mãos, adquirindo um inconfundível caráter brasileiro.
A posição de Ernesto Nazaré na história da música brasileira é da maior importância porque ele foi o fixador, na pauta musical, de fórmulas melódicas, de esquemas harmônicos e de células rítmicas que se tornaram representativas da musicalidade nacional. (Mozart de Araujo)".
Obs.: Nazaré no texto e grafia de Mário de Andrade.
Batuque - Joel Nascimento, Radamés Gnattali & Camerata Carioca
Vivaldi, Gnatalli e Pisindim
Camerata Carioca
Gustav Mahler - Symphony No.9
Conductor: Leonard Bernstein & Concertgebouw Orchestra
A Sinfonia N º 9 de Gustav Mahler foi escrita entre 1908 e 1909, e foi a última sinfonia que ele completou.
Assinar:
Postagens (Atom)