Ernesto Nazareth (1863-1934) nasceu, viveu e morreu
na cidade do Rio de Janeiro.
Em Nazareth, "logo se evidenciou uma das características mais fortes da sua criação musical, que consistia exatamente em mesclar as danças de origem européia com elementos e motivos melódicos e rítmosd captados da música nativa brasileira - o "lundu", o "batuque. Por essa forma, Ernesto Nazaré se torna pioneiro no processo de nacionalização da música brasileira de salão. As matrizes européias eram, por assim dizer, filtradas através do seu temperamento de músico, de tal forma que a valsa austríaca, a polca boêmia, a mazurca poloneza ou o tango espanhol se transfiguram em suas mãos, adquirindo um inconfundível caráter brasileiro.
A posição de Ernesto Nazaré na história da música brasileira é da maior importância porque ele foi o fixador, na pauta musical, de fórmulas melódicas, de esquemas harmônicos e de células rítmicas que se tornaram representativas da musicalidade nacional. (Mozart de Araujo)".
Obs.: Nazaré no texto e grafia de Mário de Andrade.
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