quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sentimento desta manhã

Acordo e olho para a janela fechada. A luminosidade que nela chega é diferente. Pulo da cama e me encaminho ao terraço da casa. Já nos primeiros degraus da escada de acesso, um gotejáo choca-se contra minha testa. Segue-se uma repentina chuva grossa.

Ligo o computador e ponho água pra esquentar. Daí para o café, penso em como expressar o que acabara de sentir. O incidente do gotejão... A sensação de receber a primeira gota dentre um milhão delas... os sentimentos que se seguiram...

Ao me sentar para digitar, ouvi um trovão distante. Foi o primeiro a se ouvir por todo o inverno. Anunciava a primavera. Dizia-me dos botões velados, da proximidade da primavera, como um prólogo antecedendo a obra. A chuva no telhado... o ruído das rodas dos automóveis espalhando a água do asfalto... tudo potencializava o sentimento que eu me preparava para expressar.

A natureza... o belo é sempre um fenômeno, um estado de movimento contínuo, permanente. Penso no Criador e a geração da vida, inclusive a da nossa existência. Uma decorrência da sua Bondade infinita, incomensurável para nós.

Enfim, naquele gotejão estava a oração de Francisco de Assis, ou São Francisco de Assis, e isto é tudo:

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO ASSIS


SENHOR, fazei de mim um instrumento de vossa Paz.

Onde houver ódio...................... que eu leve o amor.

Onde houver ofensa................... que eu leve o perdão.

Onde houver discórdia............... que eu leve a união.

Onde houver dúvida................... que eu leve a fé.

Onde houver erro....................... que eu leve a verdade.

Onde houver desespero.............. que eu leve a esperança.

Onde houver tristeza.................. que eu leve a alegria.

Onde houver trevas.................... que eu leve a luz.



Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,

compreender, que ser compreendido,

amar, que ser amado.



Porque é dando que se recebe,

e perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se ressuscita

para a vida eterna. Amém.

2 comentários:

Marcel disse...

Amigo Jairo êh interessante que faz de um mês que não leio nada de seu Blog devido a estar passando uma fazê conturbada onde a Claudia teve que fazer uma cirurgia de coluna, mas agora esta tudo bem, enfim, o quero dizer êh ontem quando acordei e com a sensação também que estava sendo informado das mudanças e de uma renovação de Fe pela chuva.
Achei muito bacana !!!
Saudade Jairo.
Abraco a todos !

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Marcel,
bom o compartilhar de mesmos sentimentos, e isto também re-nova-ação. Saber de amigos do coração é sinal de vida, esperança. Bom d+ que está tudo bem com a Cláudia, e o mesmo posso dizer da Regina. Ainda nos vemos para um abraço em tempo real.
Abraço-tes
Jairo e Regina