quarta-feira, 13 de junho de 2012

Foto da intoxicação ocular e seu antídoto











Vendo esta foto da Internet, imediatamente senti vontade de provar esta combinação de morango com chocolate. Arrazoei que o chocolate deveria ser meio amargo para não se sobrepor ao gosto do morango. Depois fui ver os dizeres abaixo da foto, dizia "Porque gastronomia também pode ter um quê de decoração!" Bem, por motivos estéticos, parece que não importa muito salvar o gosto silvestre do morango em contraponto ao mais pesado chocolate, mas apenas transformá-lo em tacinha.

Gastronomia parece-me um nome excessivo, grandiloqüênte demais, até dogmático. Tudo que é estufado é vazio por dentro. Quanto à decoração, sempre vale a criatividade, mas faltou a bandeja no lugar do vilão do meio ambiente: o prático prato plástico. Uma "judiaria" (leia-se judiação) com os morangos e com a gente. Tudo bem que é para comer com os olhos, mas ficou meia-boca, né!!! Sobre a pecha da tal pseudo-requintada decoração, virou cáca, a irmã do cocô. É interessante como as coisas entram por um buraco (a Internet) e saem pelo outro, e ninguém abre questionamento algum (?). A foto é uma intoxicação ocular.

Se tivéssemos o mesmo alinhamento automático com os prazeres da boca - os sabores (devivação de saber) - com os do espírito, certamente engoliríamos menos com os olhos e estaríamos mais atentos com o que sai pela boca, poluiríamos menos o meio em que estamos, e teríamos as vistas mas limpas.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: