sábado, 9 de fevereiro de 2013

Donald Bird - Cristo Redentor


Ao buscar Donald Bird no YouTube, fui seduzido pelo título "Cristo Redentor", Imaginei alguma influëncia da bossa nova em sua música, mas qual, encontrei uma obra prima tirada de dentro da alma. Fui fazer o café e até agora não consigo ouvir outra música sua, talvez mais tarde. Posto-a em homenagem ao seu falecimento. Embora a televisáo brasileira tenha, na noite de ontem anunciado seu falecimento dizendo ter sido naquele dia, um site norte-americano disse que foi no início desta semana. Rumores de sua morte só foram confirmadas quando Alex Bugnon, um tecladista de jazz e sobrinho de Byrd, anunciou via Facebook que seu tio, que completara 80 anos em dezembro passado, morreu na segunda-feira. A causa exata da morte ainda não foi tornado público.
 


Donald Byrd - Cristo Redentor. Byrd (t), Mobley (ts), Best (vib), Burrrell (g), Hancock (p), Warren (b), Humphries (d), Perkinson (vcl).

Bird, lendário trompetista, compositor e bandleader, mais de cinquenta discos em sua carreira, começou no gênero hard bop, uma variedade de pós-bebop jazz que estava prosperando na décda de 50, e com Art Blakey and Jazz Messangers, na época, um terreno de formação de provas para o jazz,. Logo depois ele começou a gravar para a Blue Note Records, uma gravadora com quem iria gravar a maior parte de seus lançamentos.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: