sexta-feira, 26 de abril de 2013

"Última Estrofe" com Orlando Silva e com Gal Costa

 
Dedicado a Lauro Colin.
Cantarolo uma música e ele, gentilmente, através do Fernando,
seu filho, diz o título e daqueles que a gravaram. 
  
In Memoriam de Orlando Toffanetto,
meu velho e bom pai, um seresteiro
da Vila Mariana/SP na década de quarenta.

A Última Estrofe foi composta por Cândido das Neves em versos apaixonados, de beleza parnasiana, lindos...  "Lua, vinha perto a madrugada / quando em ânsias minha amada / nos meus braços desmaiou...".  


Ultima Estrofe

A noite estava assim enluarada
Quando a voz já bem cansada
Eu ouvi do trovador
Nos versos que vibravam de harmonia
Ele em lágrimas dizia
Da saudade de um amor
Falava de um beijo apaixonado
De um amor desesperado
Que tão cedo teve fim
E desses gritos de tormento
Eu guardei no pensamento
Uma estrofe que era assim:
Lua
Vinha perto a madrugada
Quando, em ânsias, minha amada
Nos meus braços desmaiou
E o beijo do pecado
O teu véu estrelejado
A luzir glorificou
Lua
Hoje eu vivo sem carinho
Ao relento, tão sozinho
Na esperança mais atroz
De que cantando em noite linda
Essa ingrata volte ainda
Escutando a minha voz
A estrofe, derradeira merencória
Revelava toda a história
De um amor que se perdeu
E a lua que rondava a natureza
Solidária com a tristeza
Entre as nuvens se escondeu
Cantor, que assim falas a lua
Minha história é igual à tua
Meu amor também fugiu
E disse eu em ais convulsos
E ele então entre soluços
Toda a estrofe repetiu
Lua
Vinha perto a madrugada
Quando, em ânsias, minha amada
Nos meus braços desmaiou
E o beijo do pecado
O teu véu estrelejado
A luzir glorificou
Lua
Hoje eu vivo sem carinho
Ao relento, tão sozinho
Na esperança mais atroz
De que cantando em noite linda
Essa ingrata volte ainda
Escutando a minha voz.



Orlando Silva, o cantor das multidões 
 
Gal Costa também veio para a eternidade de "A Última Estrofe"
 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Jairo, me emocionei muito com a citação de meu pai neste post. Aprendi muito com ele sobre esta época de ouro da música. ORLANDO SILVA - CANTOR DAS MULTIDÕES.

Jairo R. Toffanetto disse...

Fernando, meu caro, nossos pais nos deixaram um tesouro no coração e, assim, eternizaram-se em nós. A época de ouro nos foi um presente da delicadeza.