quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

SPR - SJ - Fepasa - MRS ou "Aonde este blog torce o parafuso" - 1

                                                                              Foto de J.R.Toffanetto
Cruzando a linha do trem, o Yuri (20) se deparou com o maior parafuso que ele já viu na vida e me trouxe para vê-lo. Dizendo-lhe que blogaria sobre aquele parafuso, de pronto veio-me à mente a imagem do Visconde de Mauá, o primeiro e grande empreendedor brasileiro.

Pela posição dos trilhos aonde meu filho encontrou o parafuso (na sexta linha), imaginava os trens por século e meio passando sobre a sustentação dele. Até ouvia o soar do apito das locomotivas avisando a área de manobras. Agora ele, destacado de sua função útil, tornara-se mais que parafuso. Configura-se, para mim, como símbolo de uma era que atravessou épocas e que, ao compasso dos tempos, continua seguindo adiante.

Hoje esta estrada de ferro vem sendo utilizada para passageiros de Jundiái à São Paulo. E do porto de Santos containers são trazidos e aqui deixados num grande pátio a céu aberto. Outras cargas pesadas seguem pelo interior do estado.

Nota: Esta postagem ficou guardada do modo em que está aí acima. Só agora a coloco em meu blog porque, finalmente, ocorreu um incidente que mudou curso daquele parafuso. Aguardem "SPR - SJ - Fepasa - MRS ou "Aonde este blog torce o parafuso" - 2

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: