sábado, 24 de março de 2012

Eduardo Nadruz "O MAGO DA GAITA"










Edu da Gaita,
assim como Copinha, São Pixinguinha, Waldir Azevedo, e tantos outros de mesmo delicado sentimento de brasilidade, compuseram as mais belas e eternas páginas musicais.

Sobre esta sua  composição, Edu da Gaita nos conta que "em 1960, ao cumprir um roteiro na Europa a serviço da difusão da música brasileira no exterior (Lei Umberto Teixeira), foi homenagedo por um grupo de estudantes da Univerrsidade de Coimbra que cantando um repertório de canções e fados nos levou às lágrimas. Tal a sinceridade daquele coral improvisado e motivado pela emoção que causou a apresentação de nossa música em Portugal. A Rapsósia Portugues não é nada mais que um reflexo daqueles momentos de confraternização vividos às margens do Mondego..."

 Uma Gaita Sobe o Morro foi composta por Edú da Gaita para figurar num quadro de show do Cassino da Urca, em 1946, mas não pode ser apresentada por causa de um decreto que mproibiu o jogo em todo o país.

Eduarto Nadruz (Edu da Gaita), compôs "Gaitinha Gaúcha" nos tempos de adolescência em sua cidade natal, Jaguarão, fronteira do Brasil com o Uruguai.



A valsa em ré bemol maior n.o1 opus 64 de Chopin foi, com Eduardo Nadruz acompanhada  por uma orquestra de cordas e instrumentinos. Ele conta que "a finalidade dela é demonstrar a influência do grande mestre polonês em nosso país, notadamente sobre a obra de Ernesto Nazaré."

Nenhum comentário: