terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Só danço Samba" (Stan Getz e João Gilberto) vai vai vai vai vai

Composição de Tom Jobim e de Vinícius de Moraes.É a primeira composição de bossa nova que faz referência explícita ao ato de dançar. O registo abaixo é de 1963.

vai vai vai vai vai

Quem decola de um céu como o desta foto (da Internet) não levanta vôo.
Imagino uma sacada nos aeroportos onde passageiros aguardam o sol levante enquanto tomando café em mesinhas com cadeiras almofadadas. Os aviões só levantam vôo depois que o sol se ergue a dois dedos acima da linha do horizonte. Um dia será assim: em todos os aeroportos haverão sacadas para os horizontes leste e oeste, mas...

... os dias de hoje tem pressa. Dias, horas e minutos são esperados e contados, das calçadas para o ponto de ônibus, das ruas e avenidas às estradas e aeroportos, sempre em permanente agitação. Todo mundo correndo para tirar o pai da forca. Todos os demais sentidos para com a vida ficam linha abaixo, passados por cima. Os que caminham linha acima são depreciados como subjetivos, tidos como defeituosos, fora da linha de fabricação em massa.

Quem vive correndo gasta motor mais rápido. Correm correm para a morte. Acho que é por isto que quando são obrigados parar em fila reclamam de tudo. Quem vive para a morte reclama da vida. Enfim, expressam uma vida sem a leveza das manhãs cheias de vida. É preciso ter samba nos pés para caminhar dar o ritmo ao compasso da vida. Gosto de sambar com passos miudinhos. Coreografias é para grandes enredos na avenida, e só no carnaval.

Enfim, no passo do samba, o campo de visão do sambista é de trezentos e sessenta graus de ginga, de molejo na escadera. Nada acaba em "pitsa" (pizza), tudo dá samba, como no "Samba do Avião", um "Samba da Benção". Quando a mim:
Só danço samba
Só danço samba, vai
Só danço samba
Só danço samba...
VAI

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: