Gosto do modo como argentinos respondem as perguntas da imprensa brasileira.
1) Nesta semana, Herrera, centro avante argentino do time do Botafogo do RJ, disse "Não!" quando um jornalista de campo da Rede Globo lhe perguntou se ele queria escolher uma "musiquinha" para fazer fundo aos seus três gols contra o São Paulo F.C. em apresentação logo mais à noite pelo programa "Fantástico". Incrédulo, o repórter ainda tentou mais três vezes, e nada. Depois, em seu "twiter" expressou seu repúdio. No dia seguinte a imprensa de várias partes do país acabou com ele, e foi tão forte que ele retirou seu "textinho" da Internet.
2) Lembro-me do time do Palmeiras da década de noventa. Época em que o país parava para ver o meu time jogar o melhor futebol do mundo. Mancuzo, meio de campo do time, foi cconvidado para um programa de televisão horas depois de um jogo de domingo. Perguntaram-lhe quanto ele ganhava pra jogar no "verdão". Ele respondeu: "Não vou dizer". Perguntaram porque este não. "Porque na Argentina ninguém pergunta estas coisas. Lá ninguém expõe sua privacidade" Insistiram com ele. "Como posso dizer o quanto ganho se sei que neste exato momento a televisão pode estar ligada num número incalculável de casas que mau tem o que comer."
3) Astor Piazzolla apresentava seu último trabalho em São Paulo, alguns da platéia pediram para que ele tocasse "Balada Para un Loco". A resposta: "Procurem ouví-la em meus discos".
Enfim, entendo que tais respostas abrem inúmeros e importantes conflitos para o crescimento. Penso que um povo pode se tornar melhor aprendendo com as qualidades do outro, e que a vida pode se tornar uma celebração da liberdade de ser e estar.
Balada Para un Loco
Las tardecitas de Buenos Aires tienen ese que se yo, viste?
Salgo de casa por Arenales, lo de siempre en la calle y en mi...
Cuándo, de repente, detras de un árbol, se aparece el.
Mezcla rara de penultimo linyera
y de primer polizonte en el viaje a Venus.
Medio melón en la cabeza,
las rayas de la camisa pintadas en la piel,
dos medias suelas clavadas en los pies
y una banderita de taxi libre levantada en cada mano.
Parece que solo yo lo veo,
Porque él pasa entre la gente y los maniquíes le guiñan,
los semáforos le dan tres luces celestes
y las naranjas del frutero de la esquina
le tiran azahares.
Y así, medio bailando y medio volando,
se saca el melón, me saluda,
me regalo una banderita y me dice:
(Cantado)
Ya sé que estoy piantao, piantao, piantao...
No ves que va la luna rodando por Callao,
que un corso de astronautas y niños, con un vals,
me baila alrededor... ¡Bailá! ¡Vení! ¡Volá!
Ya sé que estoy piantao, piantao, piantao...
Yo miro a Buenos Aires del nido de un gorrión
y a vos te vi tan triste... ¡Vení! ¡Volá! ¡Sentí!...
el loco berretín que tengo para vos.
¡Loco! ¡Loco! ¡Loco!
Cuando anochezca en tu porteña soledad,
por la ribera de tu sábana vendré
con un poema y un trombón
a desvelarte el corazón.
¡Loco! ¡Loco! ¡Loco!
Como un acróbata demente saltaré,
sobre el abismo de tu escote hasta sentir
que enloquecí tu corazón de libertad...
¡Ya vas a ver!
(Recitado)
Y asi diziendo, el loco me convida
a andar en su ilusión super-sport
Y vamos a correr por las cornisas
¡con una golondrina en el motor!
De Vieytes nos aplauden: "¡Viva! ¡Viva!",
los locos que inventaron el Amor,
y un ángel y un soldado y una niña
nos dan un valsecito bailador.
Nos sale a saludar la gente linda...
Y loco, pero tuyo, ¡qué sé yo!:
provoca campanarios con su risa,
y al fin, me mira, y canta a media voz:
(Cantado)
Quereme así, piantao, piantao, piantao...
Trepate a esta ternura de locos que hay en mí,
ponete esta peluca de alondras, ¡y volá!
¡Volá conmigo ya! ¡Vení, volá, vení!
Quereme así, piantao, piantao, piantao...
Abrite los amores que vamos a intentar
la mágica locura total de revivir...
¡Vení, volá, vení! ¡Trai-lai-la-larará!
(Gritado)
¡Viva! ¡Viva! ¡Viva!
Loca el y loca yo...
¡Locos! ¡Locos! ¡Locos!
¡Loca el y loca yo
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