terça-feira, 8 de maio de 2012

Toffanetto e Taschetto - No vazio, o Eterno do presente

Um sentimento abrindo outros sentimentos

Fotografado a Lua, fui blogá-la de modo inédio para mim: só a foto, pois o que sentira no terraço estava completo para mim, mas como resistir o latejar daquele motivo de beleza. Com a foto, o belo foi para o campo do gosto estético. Um sentimento abrindo outro. Notei a velha vibração no meio do peito. Quando isto ocorre é, para mim, o estado criado para o fazer artístico.

É haicai quando a simbologia das palavras em essência geram uma imagem. Nenhuma imagem se sobreporia àquele sentimento. Criar uma imagem do vazio? O vazio que se completa com o belo?  Pronto, aí estava a chave, o "kigo" do haicai. Gostei: foto + haicai deixaram uma imagem bonita na visualização da interface do blogue.

Esta e as demais imagens desta postagem só terão
boa visibilidade em telas LED ou LCD (terminais de vídeo)


Assim feito, deixei o "post" no Facebook e não mais o abri naquela noite. Ontem, surpreendi-me com aquela página do FB. Em "comentários", um amigo deixou uma linha poética, um verso, um haicai. Abriu-se um caro sentimento: o da felicidade. Coisa que não se explica, sente-se. Sentimento com algo de confraria, do dar as mãos, do compartilhar, do fundir(-se) no belo.


Nunca estive frente a frente com o Marcos, mas sinto-o como uma velha alma amiga e, para celebrar esta amizade, achei de brindá-la com uma seqüência de fotos tiradas do meu terraço e, com elas, também homenagear todos os amigos do meu blogue Poemas de Sol:

O Eterno no presente:

Meia-noite de domingo, 06.05.2012

Meia-noite de segunda-feira, 07.05.2012

Pouco depois da meia-noite, 08.05.2012

Horizonte oeste, terça-feira 08.05.2012, às 06:45 h

Horizonte leste, terça-feira, 08.05.2012, às 06:45 h

Horizonte leste, terça-feira, 08.05.2012, às 06:45 h

Horizonte nordeste, terça-feira, 08.05.2012, às 06:45 h

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado pelas fotos! Gosto muito de haicais e o seu liberou imediantamente o meu. Li e escrevi respondendo, ressoando, liberando.
Boa parceria essa dos TeT.
abração
Marcos

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Marcos
Esta integração é tudo. Ocorre num exato momento - quando o céu se abre. Uma questão de afinação, de sintonia. T e T, ou T&T podem gerar bons frutos, destes com polpa e sementes. Lançados daí pra cá ou daqui para aí. Os confins do cosmo regerá.
Abração
Jairo