quinta-feira, 17 de maio de 2012

Cão e gato - Aprendizagem do amor


Google Imagens

"Há se não fosse a vidraça... estas grades... o fosso da rua entre os edifícios... estaríamos brincando como cães e gatos." É o que estão dizendo os bichinhos desta imagem. O gato garante que o modiscaria atrás das orelhas. O outro promete lhe dar um cafuné da cabecinha para o dorso. Queream a liberdade, o gosto pela vida. 

. . .

Um dia eles se encontraram em campo aberto. Frente à frente, o que um amava no outro parece se diluir. As juras de amor eterno nem sempre resiste aos instintos primitivos. Um só sabe morder e o outro só sabe arranhar.

O final advinhado é trágico: O gato estraçalhado e morto, e o cão sendo sacrificado por ter ficado cego. Mas o gato não se encorquilha com os pelos em pé, e o outro não ameaça com seus dentes afiados.

Diante do seu antípoda, ainda que o medo possa revelar unhas afiadas e dentes dilacerantes, o cão só queria ser gato para poder subir no alto de um poste onde só cabe um. O gato só queria ser cão o bastante para se livrar daquele bicho perigoso e babão.

Passaram o fim da tarde em pontos equidistantes da praça, olhando-se de longe. Mas não era o abismo entre eles que amavam, ou a grade, ou a vidraça.

O gato, por fim, sai correndo e o cão finalmente o alcança. Brincam a tarde toda. 

No dia seguinte foi tirado esta foto, ou, pelo menos, foi o que um passarinho me contou.

Jairo Ramos Toffanetto

Nenhum comentário: