domingo, 11 de outubro de 2020

Manhã de domingo em dois momento (5:40h e 7:06h) -JRToffanetto

5:40h 
Com o dia clareando e clareando...
Na área de serviço com xícara de café, 
ouço moças e rapazes falando alto na rua em transversal à minha. 
Espoucava uma risada e outra. Riam do que? Felicidade à toa? 
Riam como um canto de alegria?
Subi ao terraço com a máquina fotográfica. Esperei um nada e clict.
Com o olho do sol pra anunciar seu primeiro raio, desci pra área de serviço. 
Acendi um cigarro e, no visor, deparei-me com aquele instantâneo.
Que pena! Imagem da noite escura em que andavam. Lembro-me 
do joão-de-barro que cantou junto ao som do disparo da máquina.
Será que a moçada dele ouviu a soante manifestação ao dia? 
Pra mim, desde pequenino, tenho-na como forte e alegre saudação.
Sinto-o irmão, creiam. 
Mas, em geral, a orfandade nada sabe destas linguagens.
Tudo o que se vê, o que se sente, o que se manifesta, é o que se tem dentro.
Agora mesmo, tenho um pardalzinho piando - lindinho - lá no terraço.
Ele lá e eu aqui, lindinho, escrevendo na área de serviço. 
O joão de barro manifesta-se melhor de dentro do dentro,

. . .
...7:06h
Voltando depois de um grande pedaço de bolo de fubá com café, e só pra dizer que depois conto a poética desde bolo. Estou indo pra feira. O básico: laranjas, mexericas, tomates, queijo mineiro ralado... Ah, também tenho um choro de Domingos Semenzato para compartilhar com vocês.
_JRToffanetto

Nenhum comentário: