sábado, 17 de maio de 2014

Maximilien Robespierre "O incorruptível"


Robespierre foi um homem de idéias e de ação. Ele, mais que ninguém, foi quem empurrou a Revolução Francesa para o limite. A história da humanidade pode ser dividida em "antes e depois" dela. A importância de Robespierre é colossal. Seus amigos o chamavam de "O incorruptível". Defendia princípios eternos, daí o fato de até hoje suas ações, seu senso de Justiça, não serem bem entendidos pela mente comum. O panorama da França sob a égide da aristocracia: "o crime sodomiza a inocência para assegurar um trono, e a inocência luta com todas as suas forças contra os atentados do crime." Robespierre conhecia a força da inocência e da coragem, da qual Jeanne D'Arc fora e ainda é expoente máximo.




"Não é por um povo que combatemos, mas pelo universo! Não pelos que vivem hoje, mas por todos aqueles que existirão" (Robespierre)

"Se a existência de deus, se a imortalidade da alma não fossem senão sonhos, ainda assim seriam a mais bela de todas as concepções do espírito humano"

"O crime sodomiza a inocência para assegurar um trono, e a inocência luta com todas as suas forças contra os atentados do crime."

"Não me acho particularmente cruel, mas não me importo que me vejam como tal. Punir os opressores da humanidade é sinal de clemência; perdoá-los seria sinal de crueldade."

Nota:
Em maio de 179, Robespierre insistiu que a Convenção Naconal proclamasse uma nova religião oficial para a França - o culto do Ser Supremo.


Nenhum comentário: