domingo, 25 de maio de 2014

Proto deusa universal brasileira, uma muher de verdade

FotoJRToffanetto
23.05.14 - 16:33h - Jundiaí/SP
Clique na imagem para ampliar

Proto deusa universal brasileira
uma mulher de verdade

Fiquei curioso ao ver uma pessoa descendo o quarteirão com uma coisa colorida no alto da cabeça. Seria um chapéu maluco, algo performático?  O que era? Eu podia esperar de tudo, menos o que logo mais passaria à minha frente.
Procurei um local para me sentar, sair da calçada, da cena. Preparei a máquina fotográfica. Fiz um teste de imagem disparando a câmera do joelho. Planejei registrar uma imagem sem minha interferência externa. Tudo isto foi muito rápido. No tempo exato ela apontou diante do enquadramento que eu não acompanhava pelo visor... e pronto: “clact”.

 
A imagem pertence à nossa identidade brasileira.  De onde ela vem? O que leva? Aonde vai? Para que esta senhora carregasse sobre a cabeça uma sacola com tamanha segurança, significa que ela já foi e voltou do rio levando, do mesmo modo, trouxas e mais trouxas de roupas para lavar, e estas, muito maiores e pesadas. Significa que ela veio de algum lugar distante aqui, de algum rincão do país.  

 
Para ela não existem meias palavras ou meias verdades, tolas vaidades ou tantas mazelas e futilidades a preencher o vazio de cada dia. Depois dela, as demais mulheres que passaram pela calçada me pareceram cópia uma das outras. Meu campo de visão estava fortemente marcado por aquela feminina identidade de aço que passara diante de mim.

 
Ao dar “zoom” na imagem, vi a proto deusa brasileira universal, uma mulher de verdade. Pelo que sei e pelo que nem sei, não estou vendo “coisas”.
JRToffanetto
 

Nenhum comentário: