sábado, 24 de maio de 2014

Robson Miguel - Abismo das Rosas (Américo Jacomino, o canhoto)



 
Canhoto (São Paulo, 1989-1928) 
O grande violonista Canhoto (Américo Jacomino) tinha apenas 16 anos quando compôs "Abismo de Rosas", em 1905. A composição era um desabafo a uma decepção amorosa, pois o autor acabara de ser abandonado pela namorada, filha de um escravo. Canhoto realizou três gravações desta valsa: a primeira, com o nome de "Acordes do Violão", lançada no disco Odeon número 121249, em meados de 1916; a segunda, já como "Abismo de Rosas", no disco Odeon 122932, em 1925; e, finalmente, a terceira no disco Odeon 10021- a que fazia parte do suplemento de agosto de 1927, um dos primeiros da era da gravação elétrica no Brasil.
 
A valsa instrumental Abismo de Rosas é um dos clássicos do instrumento, até hoje interpretada por violonistas brasileiros das mais diversas escolas. Considerada por muitos como a mais bela melodia da musica brasileira. Célebre valsa do cancioneiro popular, mas que pode ser considerada uma obra prima da música clássica.(João do Sul)

2 comentários:

Fernando Colin disse...

Jairo, muitas vezes ouvi pessoalmente esta música, executada por Domingos Semenzato. Virtuoso, primoroso, preciso e com uma execução impecável. Tempos maravilhosos de minha vida.

Jairo Ramos Toffanetto disse...

Vou pesquizar o Semenzato. Já a postei com Dilermano Reis. O Robson é uma figura de mídia. Importa por ele ter trazido a público este registro da nossa identidade nacional pouco lembrada.