quarta-feira, 28 de maio de 2014

Fernando, uma enciclopédia do samba, da MPB, do chorinho... (Crônica)


SAMBAS PREFERIDOS DO FERNANDO (os 10 +)
 

Crônica de apresentação

Antes de postá-los, cumpre apresentar meu amigo Fernando José Colin, ao qual agradeço, desde já, os dez sambas de sua preferência ao meu pedido.

Conheci-o recentemente, pouco mais de um ano. Um inteligente gerente comercial e, sobretudo, afável a todos, daqueles que sempre tem tempo para atender quem quer que seja. Sempre o vejo  tomando decisões rápidas e fáceis para questões aparentemente tensas ou complicadas, tratando a todos com respeito e grande espirituosidade, fazendo links bem humorados e de forma que todos aprendam que vale a pena trabalhar dando o melhor de si próprio para a satisfação do outro e, especialmente, do cliente. Um perfil do brasileiro que eu aprendi admirar desde a infância e reconhecê-lo ou não nas pessoas.

Mas foi com a música popular brasileira que eu o conheci melhor. Sabe muito de samba, chorinho e das mais antigas e esquecidas canções brasileiras. Quando eu o consulto, p.ex., sobre tema do qual não me lembro da melodia, bastam algumas palavras para ele a declamar e, depois, avivar minha memória cantando um trecho. Diz-me ou autor e os cantores que fizeram sucesso com ela desde a velha guarda. Para dados mais precisos, ele consultava o Sr. Lauro Colin, seu pai, falecido recentemente, dizendo orgulhosamente “ele tem uma memória fantástica da MPB, amanhã eu te trago a resposta”. Bem, nisto temos algo incomum, pois a mesma relação pai e filho se sucedeu comigo. Até à década de setenta, a MPB era a nossa principal identidade nacional. Falava-se mais sobre ela do que sobre futebol, pois, com este último, não dava para assobiar.

Recentemente eu postei “Adeus Batucada” (de Synval Silva) elegendo-o como o maior samba de todos os tempos, e creio que em razão da magistral interpretação da cantora Célia, e nisto, despertou-me o desejo de saber os sambas preferidos do Fernando. De bate pronto ele soltou dois sambas marcantes, belíssimos, e um deles desconhecido por mim. Dizendo-me que lhe era difícil por estes sambas na frente de tantos outros igualmente, pedi-lhe, então, que me selecionasse uns dez para eu os compartilhar em meu blogue. “Tá bom, respondeu-me ele. Mas não os coloquem em ordem numérica”.

Enfim, tenho a lista comigo, e para cada um deles ele conta certo particular, uma efeméride, e assim por diante. Se os amigos gostarem deste feito, creio cumprida minha missão de compartilhar um pouco da riqueza de nosso samba, do nosso povo, o qual já foi aclamado de povo feliz, e o Fernando, eu, e tanta  gente somos testemunhas vivas disto.

1.       Ainda cabe dizer que o Fernando me deixou livre para escolher este ou aquele intérprete para cada samba. Neste particular, meu gosto pode coincidir-se com o dele ou não, e o mesmo em relação aos amigos deste blogue.  

2.       Depois de uns dias com a lista na mão, perguntei-lhe para que repetisse de cabeça os dez sambas escolhidos. Respondeu-me que “agora agora eu faria uma outra lista, ou à cada vez em que eu tivesse que fazê-la, pois sempre me cai um samba sobre outro.

3.       O primeiro samba já sai na próxima postagem. Aguardem

Jairo Ramos Toffanetto

Um comentário:

Fernando Colin disse...

Muito carinhoso e criativo seu comentário. A música sempre une e equaliza as pessoas. O Samba é mágico, iguala ricos e pobres, é um privilégio e não se aprende no colégio. Genuino (cuidado para não confundir com nome próprio) do Brasil, balança o mundo todo. Balança, mas não cai. Grande abraço.